Saiba como manter seu tapete sempre limpo.


Quantas vezes devo limpar meu Tapete?
Um guia para a manutenção regular do dia à dia para o seu tapete.



Por: Limpar Tapetes Rs


Todos sabem como é prazeroso sentir o cheiro, ver a aparência e ter a sensação de termos tapetes novos em nosso ambiente de lazer dentro da nossa casa, apartamento, ou local de serviço. Mas infelizmente se os tapetes não forem bem cuidados podem ter uma vida útil muito curta, além de nos trazerem sérios problemas de saúde, através da contaminação por fungos e ácaros.

É por isso que a manutenção regular do tapete é tão importante e deve ser levada a sério!
Como sabemos, os tapetes acumulam muita sujeira no decorrer do seu uso como, poeira, restos de alimentos, sujeira dos calçados que trazemos da rua e diversos outros contaminantes, essa serie de fatores irá deixar o seu tapete contaminado, independentemente do cuidado que você tiver com ele. Embora você tenha o hábito de limpa-los com frequência, eles podem rapidamente fazer com que uma sala de estar, ou quarto pareça sujo ou até mesmo transformá-los em um risco para a sua saúde.
Felizmente, manter seu tapete limpo, descontaminado e cheiroso não é assim tão difícil quanto você pensa.


Veja como lidar com isso.



Quantas vezes devo lavar o meu Tapete?




Para manter seus tapetes sempre limpos, perfumados, e totalmente desbacterizados, você deve ter o habito de lavá-los pelo menos 2 vezes ao ano com uma empresa especializada no assunto.
De acordo com Cíntia Athaydes, proprietária da Limpar Tapetes Rs empresa especializada em lavagem de tapetes, o simples ato de você mandar lavar os seus tapetes com uma frequência elevada evita a fixação de sujeiras, odor e manchas na fibra do tecido, é muito parecido com a roupa que utilizamos em nosso corpo.
"Quando as marcas de sujidade aparecem nas camisas, calças, shorts e etc..., é mais fácil removê-las logo no início se estiver lavando as peças com mais freqüência, mas se você deixar a roupa suja por muito tempo, então você acaba correndo o risco dessa sujeira se instalar, ou seja, se fixar e ficar permanente no tecido, tornando mais difícil a sua remoção completa, isso vale também para os tapetes e sofás, quanto mais rápida for a ação para remover uma sujeira melhor será o resultado da limpeza", explica a especialista. 
Esteja preparado para aumentar essa frequência da lavagem de tapetes de acordo com os seguintes fatores abaixo:





Minimize a exposição do seu tapete

Enquanto seu tapete ainda está sujo, não importa com que frequência você o use, tomar algumas medidas preventivas pode minimizar o desgaste.
Cuidado com os calçados

Os sapatos, por exemplo, nossos calçados absorvem poeira, terra, óleo e outras partículas de sujeira do solo exterior quando caminhamos pela rua. Quando você pisa em seu tapete, estas micropartículas são trituradas nas fibras do tapete e eventualmente podem causar danos irreversíveis que deixam seu tapete envelhecido parecendo maçante e sem vida.



Você sempre deve limpar seus pés completamente antes de entra dentro de casa e pisar ou de pisar em áreas acarpetadas, pois isso minimizará a quantidade de partículas que entrarão em contato com o seu tapete, ou
 ainda melhor, por que não adotar uma política de calçados externos e internos para andar somente dentro de casa?
Extração a vácuo


Não importa o quanto você limpe seus pés, ou mesmo se você tiver uma política de sapatos, seu tapete ainda vai absorver um pouco de sujidade como poeira e outras partículas.
A verdade é que o seu tapete é muito parecido com um "filtro gigante", e vai pegar e acumular poeira e sujeira de qualquer lugar como por exemplo, uma janela aberta, seu sistema de ar condicionado, pelo de animais de estimação, migalhas ou farelos de alimentos ou até células mortas da pele.Estes detritos acumulam-se com uma velocidade surpreendente, e além de fazer seu quarto ou sala parecer sujo, desagradável, pode transformar seu tapete rapidamente em um ímã para alergias de pele e outras doenças incômodas.
É aí que entra a extração a vácuo




Você deve aspirar o tapete da sua casa pelo menos uma vez por semana, ou mais.
Lógico que, em áreas de uso mais intenso como instalações comerciais, empresas, bancos, consultórios, etc... deve-se aspirar os tapetes e carpetes, todos os dias. Isso garantirá que além do ambiente, o tapete fique limpo e sem pó por mais tempo, o que também é ótimo para sua saúde.
Lidar com "acidentes" e derrames

Apesar das suas melhores intenções e todos os cuidados que você tome, os acidentes podem e vão acontecer.
Talvez por seus filhos ficarem eufóricos com seus amigos jogando uma partida de videogame na sala encima do tapete, ou você mesmo que pode tropeçar ou esbarrar em uma cadeira mal colocada, derramando comida ou bebidas em todos os lugares da casa.
O truque para lidar com esses acidentes e derramamentos, é tratá-los o mais rápido possível. Quanto mais você aguardar, mais tempo eles têm que se amarrar com as fibras do tapete e quanto mais elas se tornem para remover.

Os produtos e os equipamentos adquiridos na loja não são todos 100% eficazes como afirmam ser quando manuseados de maneira incorreta


Se você está se sentindo um pouco mais aventureiro, você pode ser tentado a dar ao seu tapete uma limpeza mais profunda você mesmo, no papel, isso pode parecer uma boa ideia, mas na prática não funciona assim.
Os produtos e equipamentos comuns de limpeza comprados em lojas estão disponíveis para todo o público em geral, portanto, eles não são tão poderosos ou eficazes como equipamentos de qualidade de uso industrial e profissional.
Você também precisará do passo à passo para saber misturar os produtos de limpeza nas doses certas e usar o equipamento corretamente. Sempre que possível, opte por contratar uma empresa especializada em limpeza e lavagem de tapetes, caso contrário, você arrisca inundar seu tapete, danificando-o ou fazendo com que as manchas se liguem às fibras, tornando-as impossíveis de remover, acabando com a beleza do seu tapete.
Isso não parece legal, não é?
Apenas deixe a limpeza mais profunda para os profissionais, porque:

A limpeza regular do tapete profissional é fundamental e recomendada por fabricantes de tapetes 


Você deve ter seus tapetes profissionalmente limpos pelo menos uma vez a cada 12 meses, pois isso irá garantir que eles permaneçam em condições ideais de uso e dentro da garantia de fabrica.As empresas profissionais de limpeza de carpetes têm equipamentos de nível industrial que atingem profundamente as fibras e o suporte de seu tapete e removem sujeira e outros contaminantes sem danificar o material, que de qulaquer outra forma, seriam impossíveis de alcançar.
Mas isso não é tudo.
Você Sabia?
A maioria das empresas fabricante de tapetes exige que você limpe profissionalmente o tapete a cada 6 ou 12 meses, caso você opte por realizar a lavagem do seu tapete por conta própria, você pode perder ou anular a garantia.A menos que você queira ser castigado com uma despesa desnecessária, a limpeza regular e profissional do seu tapete é a opção mais indicada.
Você precisa realizar a limpeza e lavagem dos seus tapetes?

Clique aqui para uma cotação gratuita.





Leia também:  O que é um àcaro?




Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de cuidados para o seu tapete

Confira 11 dicas que vão deixar seu sofá limpo por muito mais tempo

Saiba como evitar que seu animal de estimação estrague seu sofá

Como se livrar do cheiro de xixi de cães e gatos?